Governo Federal encaminha reforma tributária ao Congresso

Segundo previsto no projeto de lei, deve ocorrer a unificação do PIS e da Cofins, com a criação de um imposto sobre bens e serviços

Por Da Redação
Ás

Governo Federal encaminha reforma tributária ao Congresso

Foto: Agência Brasil

O Governo Federal deverá entregar nesta terça-feira (21), ao Congresso Nacional, a primeira parte da proposta de reforma tributária, que será fatiada. Segundo previsto no projeto de lei, deve ocorrer a unificação do PIS e da Cofins, com a criação de um imposto sobre bens e serviços, com alíquota de 12%. A proposição não diminui a carga tributária, porém, simplifica a cobrança. A criação da "nova CPMF", que deve substituir as contribuições sobre a folha de pagamentos, ficará para depois e deverá ser incluída na segunda fase do debate no Legislativo.

Diante do recebimento da proposta do governo, a reforma tributária será debatida novamente em uma comissão mista de deputados e senadores, segundo afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Os trabalhos da comissão tiveram que ser interrompidos em decorrência da pandemia da covid-19. Rodrigo Maia reinstalou a comissão da Câmara, porém, ficou definido que a comissão mista voltará a funcionar. O acerto aconteceu depois de uma reunião na última segunda (20) entre Maia e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

A equipe econômica deve propor que parte da arrecadação do imposto sobre transações digitais também banque despesas, a exemplo do programa social Renda Brasil, que deve ser um substituto do Bolsa Família.

O governo deseja que seja tributada qualquer compra com cartão, presencial ou através de meio eletrônico. Além do mais, o imposto deverá ser cobrado nas compras feitas através do sistema de pagamentos instantâneos em desenvolvimentos pelo BC (Banco Central).

Outras operações financeiras para incidência do tributo também são estudados pelo governo. A equipe econômica também deseja encerrar alguns benefícios tributários para aumentar o caixa do Renda Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.