• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo Federal enviará nova versão da Caderneta da Criança para todo o Brasil

Governo Federal enviará nova versão da Caderneta da Criança para todo o Brasil

Diferencial da edição é o conteúdo que auxilia na identificação de possível Transtorno do Espectro Autista

Por Da Redação
Às

Governo Federal enviará nova versão da Caderneta da Criança para todo o Brasil

Foto: Foto: MS

Aversão impressa da 3ª edição da Caderneta da Criança, instrumento que auxilia no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, chegará aos estados e ao DF a partir de março. Ao todo, serão aproximadamente 10 milhões de cadernetas para todo o país. 

No documento, constam os marcos de desenvolvimento neuropsicomotor, desenvolvimento afetivo e cognitivo/linguagem para acompanhamento dos profissionais que atendem à criança. Assim como nas versões anteriores, é nela que se registrarão as vacinas para proteção da saúde da criança. Há ainda informações sobre aleitamento materno, alimentação saudável, prevenção de acidentes e educação sem uso de castigos físicos, informações sobre direitos dos pais e da criança, alertas sobre o uso de aparelhos eletrônicos e orientações para o estímulo ao desenvolvimento infantil com afeto, buscando fortalecer o papel da família no cuidado.

O material contém espaços para registro de informações sobre programas de assistência social, educação e vida escolar, além de espaços mais detalhados para os registros das consultas de rotina e gráficos de crescimento para o acompanhamento de crianças nascidas prematuras.

A novidade desta edição é a inclusão do M-CHART-R/F, que auxilia na identificação de pacientes com idade entre 16 e 30 meses com possível Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.