Governo federal fecha 2021 com mais de 280 mil refugiados regularizados
Mais de 1 milhão de atendimentos foram realizados na fronteira do Brasil com a Venezuela

Foto: Reprodução/Governo Federal
O governo federal regularizou mais de 287 mil migrantes e refugiados venezuelanos através da Operação Acolhida. No total, foram mais de 64 mil pessoas abrigadas em 700 municípios no Brasil. Para dar conta da demanda, mais de 1 milhão de atendimentos foram realizados na fronteira do Brasil com a Venezuela.
“O Brasil tem desenvolvido um receptivo para essas pessoas que já vêm de uma saga de muito sofrimento. Pessoas que muitas vezes caminham por dias sem fim, trazendo suas famílias a pé, com muita necessidade. Com a Operação Acolhida, nós já conseguimos fazer com que mais de 60 mil [pessoas] fossem abrigadas no Brasil, inclusive já com oportunidade de trabalho”, afirmou o ministro da Cidadania, João Roma.
Criada em 2018, a operação visa garantir o atendimento humanitário aos venezuelanos em Roraima, além de oferecer assistência emergencial.
“Mesmo durante esse período de pandemia, nós acolhemos essas pessoas, demos toda a infraestrutura necessária, alimentação, medicamentos e a parte de registro civil, através do Ministério da Justiça”, enfatizou o ministro João Roma.
De acordo com dados atualizados da Casa Civil, cerca de 335 mil Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) já foram emitidos durante a Operação.


