Governo Federal lança programa para escolas cívico-militares
O objetivo é promover a melhoria na qualidade do ensino na educação básica

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Visando a melhoria do ambiente escolar, bem como a redução da violência, o Governo Federal lançou nesta quinta-feira (5), em cerimônia no Palácio do Planalto o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) que beneficiará estudantes do 6° ao 9° do ensino fundamental. A meta é implementar 216 escolas em todos as unidades da federação até 2023.
As escolas cívico-militares são instituições não militarizadas, mas com uma equipe de militares da reserva no papel de tutores. De acordo com o MEC, os militares atuarão na disciplina dos alunos, no fortalecimento de valores éticos e morais, e na área administrativa. As questões didático-pedagógicas continuarão atribuições exclusivas dos docentes, sem sobreposição com os militares.
A implantação do programa vai ocorrer preferencialmente em regiões que apresentam situação de vulnerabilidade social e baixos índices no Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A adesão dos estados e municípios ao programa é voluntária. O MEC investirá R$ 1 milhão por escola, para o pagamento dos militares, melhoria da infraestrutura das unidades e materiais escolares.


