/

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Governo Federal pede ao STF que suspenda leis estaduais que fixam ICMS sobre combustíveis

Notícias
Economia

Governo Federal pede ao STF que suspenda leis estaduais que fixam ICMS sobre combustíveis

O governo argumenta que, além de representar a maior parte de arrecadação de impostos, o ICMS sobre combustíveis impacta a inflação e os mais pobres

Por Da Redação
Governo Federal pede ao STF que suspenda leis estaduais que fixam ICMS sobre combustíveis
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O governo federal solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (15), que suspenda leis estaduais e do Distrito Federal que fixam alíquotas de ICMS sobre combustíveis. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é um imposto estadual que compõe o preço da maioria dos produtos vendidos no país e é responsável pela maior parte dos tributos arrecadados pelos governos estaduais.

Também nesta quarta, o Congresso Nacional concluiu a aprovação de um projeto que limita o ICMS sobre determinados setores, como combustíveis, energia e comunicações. De acordo com o texto, o limite fixo deve ser de 17% ou 18%, a depender da localidade. A proposta apresentada pelo Congresso não agrada os governadores, que estimam perda de arrecadação de cerca de R$ 100 bilhões.

No documento apresentado pelo governo federal, diz que a definição de política pelos estados é "prática inconstitucional contínua, ilegítima e violação de preceitos fundamentais". Argumenta, ainda, em relação a política sobre os combustíveis, que impacta a economia e, principalmente, a inflação e os mais pobres.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102