Governo inaugura 1ª etapa da revitalização do Parque do Abaeté em Salvador
Reforma inclui Casa da Música, Centro de Atividades e posto da PM com videomonitoramento

Foto: Gov Ba
A Lagoa do Abaeté, em Itapuã, ganhou um novo contorno nesta quarta-feira (3) com a entrega da primeira etapa das obras de requalificação do Parque Metropolitano, em Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) inaugurou a reforma da Casa da Música e do Centro de Atividades, além de melhorias em segurança e infraestrutura. A cerimônia marcou os 32 anos de fundação do parque.
Entre as intervenções realizadas pela Conder e pelo Inema, estão a modernização do posto da Polícia Militar, que passou a contar com sistema de videomonitoramento em toda a área, a implantação de equipamentos sustentáveis, como captação de águas pluviais e placas solares e a recuperação do parque infantil. O investimento foi de R$ 5,5 milhões.
Para o governador Jerônimo Rodrigues, o espaço une preservação ambiental, cultura e pertencimento da comunidade. “Aqui é uma Área de Preservação Ambiental carregada de história: das ganhadeiras, da música popular brasileira, dos grupos de afoxés. O meu desejo é que a comunidade de Itapuã tenha nesse ambiente lazer, diversão, segurança e pertencimento cultural”, disse.
No Centro de Atividades, 14 pontos comerciais receberam melhorias de acessibilidade, além da reforma de restaurante e cozinha. O governo também anunciou edital de chamamento público para ocupação de 12 espaços comerciais, com prioridade para empreendedores da região.
Já a Casa da Música teve fachada, cobertura, parte elétrica e climatização requalificadas, além da instalação de saídas de emergência e mudanças no paisagismo. O local abriga 700 peças que preservam a memória da música baiana, como partituras, instrumentos e o primeiro trio elétrico da história, a fobica.
O guitarrista Armandinho, presente na inauguração, destacou a importância do espaço para a cultura popular. “O primeiro trio elétrico é onde tudo começa. É super importante que as pessoas conheçam nossa história através da guitarra baiana e do carnaval elétrico”, afirmou.
Na segunda etapa das obras, estão previstas a construção do Centro de Memória e da Casa do Samba das Ganhadeiras de Itapuã, com investimento de R$ 3 milhões. Os espaços serão voltados a exposições, oficinas e apresentações artísticas.
Inaugurado em 1993, o Parque Metropolitano do Abaeté reúne lagoas interligadas, dunas, vegetação de restinga e espécies endêmicas, como o lagartinho-do-Abaeté. O local também guarda forte vínculo com a cultura popular, as religiões de matriz africana e a obra de artistas como Vinícius de Moraes e Dorival Caymmi.