Governo indica Marcelo Crivella para ser embaixador na África do Sul
Nomeação ainda precisa ser aprovada pelo governo sul africano

Foto: Divulgação
O Governo Federal indicou o nome do ex-prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, para ser embaixador do Brasil na África do Sul. A informação foi revelada pelo Correio Braziliense.
A nomeação não garante o cargo. Para ser embaixador, o nome de Crivella precisa ser aprovado pelo governo sul africano e, posteriormente, o ex-prefeito do Rio precisa passar uma uma sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado.
Crivella é sobrinho de Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), que tem unidade na África do Sul desde 1992. Desde 2019 a igreja tem enfrentado problemas no continente africano por causa de uma disputa com pastores angolanos.
O ex-prefeito foi preso em dezembro do ano passado, denunciado como líder de um suposto grupo que cobrava propina na prefeitura. Ele chegou a ser preso, mas foi teve direito à prisão domiciliar.
Após a denúncia, Crivella foi afastado da prefeitura até o fim do mandato, no qual perdeu o cargo para o atual prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM).