Governo prevê crescimento de 2% da economia em 2022
Ministério da Economia aumentou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2022 de 1,5% para 2%

Foto: Agência Brasil
O Ministério da Economia aumentou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2022 de 1,5% para 2%. De acordo com os dados, divulgados nesta quinta-feira (14), a pasta também revisou a estimativa de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para taxa de 7,2%. Antes, a expectativa era de 7,9%.
Esses e outros indicadores macroeconômicos servem de parâmetro para a revisão bimestral do Orçamento, que deverá ser concluída no início da próxima semana. Para 2023, as projeções para o PIB e a inflação, feitas pela área econômica do governo, são de, respectivamente, um crescimento 2,5% da economia, e uma taxa de 4,5% do IPCA. No ano passado, a economia cresceu 4,6%, depois de uma queda de 4,1% em 2020, devido aos efeitos da pandemia.
Em março deste ano, o governo revisou para baixo sua estimativa de crescimento do PIB, de 2,1% para 1,5%. Agora, há uma percepção de melhora da atividade econômica brasileira, com o aumento da arrecadação e a desoneração de tributos de bens e serviços. Técnicos da área econômica avaliam que as medidas tomadas para reanimar a economia, que valem até 31 de dezembro deste ano, contribuem para esse otimismo.


