Governo Trump é mediador de acordo entre Israel e os Emirados Árabes Unidos

Com o pacto, países estabelecem relações diplomáticas

[Governo Trump é mediador de acordo entre Israel e os Emirados Árabes Unidos]

FOTO: JOSHUA ROBERTS / REUTERS

O governo de Donald Trump mediou nesta quinta-feira (13), um acordo histórico entre  Israel e os Emirados Árabes Unidos para normalizar a relação diplomática entre as duas nações do Oriente Médio. De acordo com funcionários da Casa Branca, a ação, que será conhecido como  Acordos de Abraão, é o primeiro do tipo desde que Israel e Jordânia assinaram um tratado de paz, em 1994.

No acordo, Israel concordou em suspender a anexação de áreas da Cisjordânia. Ainda de acordo com informações da Casa Branca, o pacto foi um resultado de longas discussões entre Israel, Emirados Árabes Unidos e os Estados Unidos acelerados recentemente. Segundo Trump, trata-se de uma vitória diplomática meses antes da disputa pela reeleição, em 3 de novembro.

“Este histórico avanço diplomático irá acelerar a paz na região do Oriente Médio e é um testemunho da ousada diplomacia e visão dos três líderes e da coragem dos Emirados Árabes Unidos e de Israel para traçar um novo caminho que desbloqueará o grande potencial na região”, disse um comunicado conjunto emitido pelos três países.

Apesar da relação ruim, os dois países nunca travaram uma guerra, por isso trata-se de um acordo de estabelecimento de relações, e não de paz. Atualmente, só o Líbano e Síria possuem conflitos com Israel.

De acordo com o premier israelense, Benjamin Netanyahu, ele havia prometido anexar até 30% da Cisjordânia ocupada a partir de 1º de julho, algo que grande parte do mundo vê como uma violação do direito internacional. Além de ser enxergado também como uma nova barreira para o estabelecimento de um futuro Estado palestino.

Com isso, um alto funcionário israelense disse que a anexação ainda está na agenda do governo. “O governo americano pediu a suspensão temporária do anúncio (da anexação) para que o acordo de paz histórico com os Emirados Árabes Unidos pudesse ser implementado”, disse  ao jornal Haaretz. No Twitter, Trump fez uma publicação para anunciar a noticia. Segundo ele,  é um “avanço enorme”.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!