Mais de 40% das escolas em todo o mundo não tem água e sabão para higienização dos alunos, diz Unicef

Escolas não têm saneamento básico e fornecimento de água

[Mais de 40% das escolas em todo o mundo não tem água e sabão para higienização dos alunos, diz Unicef]

FOTO: Divulgação/ Unicef

Um estudo realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que 43% das escolas pelo mundo não tem acesso à água e sabão para higienização das mãos, condição necessária para as instituições operarem com segurança na pandemia do novo coronavírus.

O relatório indicou que cerca de 818 milhões de crianças não tinham acesso a essa estrutura básica em 2019 (dado mais recente), o que as coloca em risco de infecção pela Covid-19 e outras doenças. 

Desse total, 295 milhões estão na África Subsaariana. Nesses países menos desenvolvidos 7 em cada 10 escolas necessitam de instalações básicas para lavagem das mãos, mas as escolas não têm saneamento básico e fornecimento de água.

O relatório também diz, que os governos que pretendem controlar a disseminação da Covid-19 devem equilibrar a necessidade de implementação de medidas de saúde pública e os impactos sociais e econômicos associados às medidas de bloqueio e isolamento. 

“O acesso a serviços de água, saneamento e higiene é essencial para a prevenção e controle de infecções eficazes em todos os ambientes, incluindo escolas", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!