Grecia limita número de visitantes diários ao Acrópole de Atenas
Ministra da cultura diz que 23 mil visitantes diários é um número grande

Foto: Divulgação / Unesco
O Acrópole de Atenas, um dos marcos mais famosos da Grécia, começou a limitar o número de visitantes diários, que antes era de 23 mil. A ministra da Cultura, Lina Mendonia, acredita que esse número é "muito grande".
O sítio arqueológico atrai visitantes do mundo todo interessados em maravilhar-se com o famoso centro de cultura da Antiguidade. No futuro, os visitantes serão limitados a 20 mil por dia.
Ainda segundo a ministra, apesar do local ficar aberto até 20h da noite, os turistas optam por realizar a visita no horário da manhã causando o que Mendoni chamou de condições desagradáveis para o local, os visitantes e a própria equipe de funcionários que tenta acomodar esse alto volume de pessoas".
O objetivo principal desse novo sistema, atualmente em fase de testes e previsto para ser oficialmente implementado a partir de abril de 2024, é enfrentar o problema da superlotação, ao mesmo tempo em que garante a segurança e preserva a longevidade do monumento.
A Acrópole, erguida sobre uma colina rochosa no século 5 a.C., abriga uma rica coleção de ruínas históricas, edifícios e artefatos. O templo Partenon, dedicado à deusa Atena, é o destaque mais conhecido.
O local e os seus monumentos “formam o maior complexo arquitetônico e artístico legado pela Antiguidade Grega ao mundo”, segundo a Unesco.