Grupo criminoso responsável por sonegar R$ 90 milhões em tributos é alvo de operação da Receita Federal
Quadrilha também é investigada por realizar pagamentos internacionais por meio de operações ilegais de câmbio

Foto: Divulgação/Receita Federal
A Receita Federal, em ação conjunta com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, realiza na manhã desta quarta-feira (10) a operação UNDERBILL, contra um grupo empresarial responsável por sonegar tributos na ordem de R$ 90 milhões, promover a entrada irregular de produtos estrangeiros no território nacional e realizar pagamentos internacionais por meio de operações ilegais de câmbio.
A partir da análise de autuações fiscais realizadas sobre empresas importadoras, foi identificado indícios de ilícitos contra as ordens tributária e aduaneira, promovidos por grupos empresariais assessorados por empresa prestadora de serviço de despacho aduaneiro.
Nas operações comerciais e nos perfis econômicos desses importadores foram identificados indícios de subfaturamento das importações, sonegação de tributos federais, interposição fraudulenta de pessoas com a ocultação dos reais beneficiários, mitigação do controle aduaneiro quanto à correta identificação e quantificação dos produtos importados e burla aos controles de órgãos reguladores.
As informações fiscais e financeiras dos envolvidos também apontaram indícios de movimentação financeira incompatível de diversas pessoas físicas e jurídicas, evasão cambial e ocultação de patrimônio.
Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em endereços localizados no Pará. Os responsáveis poderão responder pelos crimes de descaminho, contrabando, sonegação fiscal, evasão cambial e organização criminosa.
Participam da operação 17 auditores-fiscais e analistas tributários e 50 policiais federais.