• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Grupo independente da ONU pede investigação sobre explosão no porto de Beirute em 2020

Grupo independente da ONU pede investigação sobre explosão no porto de Beirute em 2020

Na ocasião, 218 pessoas morreram

Por Da Redação
Ás

Grupo independente da ONU pede investigação sobre explosão no porto de Beirute em 2020

Foto: Unicef//UN0496106/Ibarra Sanch

Relatores independentes da Organização das Nações Unidas (ONU) pediram ao Conselho de Direitos Humanos que realize uma investigação internacional sobre a explosão que ocorreu em Beirute, capital do Líbano, no dia 4 de agosto de 2020. Na ocasião, 218 pessoas morreram e mais de 7.000 ficaram feridas.

A explosão do porto da capital libanesa causou em poucos segundos mais danos do que a guerra civil em 15 anos. De acordo com investigações da polícia internacional, o acidente foi causado pela detonação de centenas de toneladas de nitrato de amônio, um material explosivo que estava armazenado desde 2013 no coração de Beirute. A investigação, de acordo com o grupo de relatores, tem o objetivo de garantir justiça para as vítimas.

Há dois anos, 37 especialistas em direitos humanos emitiram uma declaração conjunta pedindo ao governo libanês e à comunidade internacional que respondessem aos pedidos de justiça e restituição. Mas, segundo os especialistas, o processo de investigação nacional foi obstruído várias vezes.

As famílias das vítimas apelaram à comunidade internacional para estabelecer uma investigação independente através do Conselho de Direitos Humanos, na esperança de conseguirem respostas que as autoridades libanesas não forneceram. Os especialistas relataram que a “tragédia marcou uma das maiores explosões não nucleares da memória recente, mas o mundo não fez nada para descobrir por que aconteceu”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário