Hamas parabeniza Talibã pela conquista da capital do Afeganistão após 20 anos
A organização palestina, que controla Gaza desde 2007, atribuiu a "vitória" como sendo de "Deus"

Foto: reprodução/ r7
O movimento Hamas, programa político que tem como ponto fundamental a instauração de um Estado palestino, parabenizou nesta segunda-feira (16) os talibãs após o controle de Cabul, capital do Afeganistão. A organização palestina, que controla Gaza desde 2007, atribuiu a "vitória" como sendo de "Deus".
No comunicado, Hamas afirmou que foi corajosa a atitude. "Parabeniza o movimento talibã e a sua corajosa liderança por esta vitória, que foi a conclusão da sua longa jihad (guerra santa) nos últimos vinte anos" e deseja "sucesso ao povo afegão muçulmano e à sua liderança na obtenção da unidade, da estabilidade e da prosperidade para o Afeganistão".
No último domingo (15), o Talibã voltou à capital do Afeganistão, Cabul, 20 anos após a expulsão das tropas dos Estados Unidos, em 2001, quando os americanos reagiram a uma série de ataques suicidas contra o país coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda, em 11 de setembro daquele ano.
O então presidente americano, George W. Bush, havia ordenado a invasão do país após a recusa dos talibãs de entregar Osama bin Laden, quem supostamente teria arquiteto o atentado às Torres Gêmeas. Bin Laden morreu em 2011, em uma operação dos Estados Unidos no Paquistão.