HB20 Diamond Plus 2021; confira avaliação completa

Compacto tem motor turbo eficiente e de baixo consumo e visual já mudou

O Hyundai HB20 é o segundo ou terceiro veículo mais vendido do país conforme o mês. Relançado em 2019 na Bahia, o compacto fabricado em Piracicaba/SP evoluiu no design e nos itens de série. 

Na linha 2021 todos os modelos tiveram a grade dianteira alterada. Mantendo praticamente as mesmas dimensões de sempre o HB20 evoluiu em conforto com novo ajuste de suspensão, conectividade e com o motor 1.0 turbo GDI de 120cv com 17,5kgfm de torque associado ao câmbio de seis velocidades. 

Na linha 2021 o HB20 ganhou a nova grade em formato de cascata com elementos centrais mais destacados enquanto o contorno perde os cromados para receber um contorno em preto brilhante que lhe deu aspecto mais sóbrio. Isso mostra por um lado que a marca ouviu as críticas e por outro que manteve o custo sob controle sem mudar radicalmente o estilo do carro em um ano de vida. 

Bem equipado e menos caro que rivais 

Nas versões turbinadas o HB20 ficou mais equipado. Isso porque, considerando seus concorrentes, como Chevrolet Onix turbo e Polo TSI, o HB20 se destaca pelo nível de equipamentos e segurança. Itens como alerta de mudança de faixa são exclusivos do modelo da Hyundai. Também há alerta de frenagem e frenagem automática, assistente de partida em rampa, shift paddle, acendimento automático de farois entre outros itens como controle de tração e estabilidade.

A versão topo de linha do HB20 na configuração hatch custa R$ 76.590,0 com cinco anos de garantia e custo total das seis primeiras revisões de R$ 3.316,66. Atualmente custa menos que seus concorrentes diretos como o líder Chevrolet Onix Premier de R$ 81.890 e que o Polo TSI Highline

Motor 1.0 de 120cv rende bem

Na linha 2021 o HB20 mantém o motor 1.0 TGDI turbo com injeção direta que desenvolve 120cv e 17,5kgfm de torque. De aceleração suave e ao mesmo tempo silenciosa, trabalha com o câmbio automático de seis marchas com direito a shift paddle nesta versão. Só quando é exigido ao máximo, o câmbio explora as marchas inferiores com ruído perceptível na cabine mas, em geral, o propulsor três cilindros atua com eficiência e baixo consumo: 10km/litro de etanol em percurso 100% urbano e com ar condicionado sempre ligado. 

Espaço interno apertado 

Se no banco dianteiro o HB20 tem espaço suficiente o mesmo não se pode dizer o banco de trás. Mesmo com 3cm a mais ainda é apertado para os passageiros. O porta malas de 265 litros também é diminuto diante de concorrentes como o Polo e o Renault Sandero. 

Em termos de entretenimento traz a multimídia blueMedia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay além de duas entradas USB. Mesmo bem conectada ainda traz interface antiquada e por vezes lenta. Não tem a mesma conectividade de uma multimídia Discover Media do Polo ou MyLink do Onix que tem inclusive internet 4G com Wi-Fi a bordo. Também não traz carregador por indução algo que o GM tem e que certamente é diferencial. 

 

Garantia ampla 

Só o Hyundai tem 5 anos de garantia sem limite de quilometragem enquanto rivais como o Chevrolet Onix e Polo tem três anos. Também tem o menor custo de revisões da categoria: cerca de R$ 3,6 mil nas seis primeiras revisões. 

 


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