• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Hemoba realiza campanha para que voluntários não deixem de doar sangue neste período de coronavírus

Hemoba realiza campanha para que voluntários não deixem de doar sangue neste período de coronavírus

Diretora de Hemoterapia destaca que os grupos RH negativos são os mais necessitados

Por Emilly Lima
Ás

Hemoba realiza campanha para que voluntários não deixem de doar sangue neste período de coronavírus

Foto: Farol da Bahia

Os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) já atinge todo o mundo, seja no setor da agricultura, arte, cultura, saúde ou da economia. Além dessas preocupações mundiais, e que vão levar um certo tempo para que se restabeleça. Há outra preocupação nos interiores da Bahia e em Salvador: o estoque crítico do banco de sangue da Hemoba. 

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) divulgou na quarta-feira (25) que houve uma queda considerável no número de candidatos a doação de sangue. O motivo se dá pela recomendação dos gestores municipal e estadual de isolamento social da população para evitar a disseminação do vírus, causador da Covid-19, que já matou mais de 18 mil pessoas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados na manhã desta quinta-feira (26). 

No período de 13 a 24 de fevereiro deste ano, foi registrado 5.168 pessoas que manifestaram interesse em doar sangue, já o mesmo período neste mês de março, houve apenas 2.646 pessoas que se dirigiram ao centro para realizar a doação. Na última semana, houve o registro de 100 voluntários, e até esta quinta (26), entre 60 e 70 registros, segundo Hemoba. 

A médica e diretora de Hemoterapia da Fundação, Rivânia Andrade, explica que além de Salvador, também há uma repercussão pela falta de doadores nas unidades dos interiores do Estado. "Além de termos que abastecer Salvador e a região metropolitana, a gente também está dando essa cobertura as unidades do interior, não apenas pelo da diminuição das doações, mas também pela queda de funcionários. Tudo isso repercute, mas principalmente pelas pessoas não estarem saindo de casa", afirma. 

Ainda de acordo com a Dra. Rivânia, o estoque de sangue é classificado no Brasil em três índices: estável, alerta e crítico. E atualmente, os grupos sanguíneos com fator RH negativo estão em estado crítico. "Os grupos RH negativo estão muito baixos, o O positivo também está muito baixo, e depois o A positivo", disse. A diretora ainda complementa ao dizer que o impacto ainda não está sendo maior porque grande parte das cirurgias não consideradas graves foram canceladas. "Não tivemos ainda um baque muito grande porque os hospitais diminuíram o quantitativo de cirurgias eletivas, e só estão realizando cirurgias mais graves. O que deu um respiro. Mas, o problema é que gradativamente está caindo", explica. 

Para o voluntário Vitor Villar, que doou durante esse período de isolamento social, o processo foi tranquilo e não demorou uma hora. Ele conta que recebeu a mensagem do amigo, que já é doador há mais tempo, onde informava que os bancos de sangue da Hemoba encontravam-se em estado crítico. Vitor explica que "ainda que uma pessoa que seja acometida pela Covid-19 não necessite da transfusão de sangue, há outros casos que acontecem diariamente na capital baiana, a exemplo de acidentes de trânsito". 

Para aumentar a segurança dos doadores e funcionários, a fundação adotou uma série de medidas para evitar aglomerações e higienização do local. "Lá na Hemoba tem todo um distanciamento. Você chega na sala e aguarda longe de outra pessoa, sempre respeitando a distância mínima. Percebi uma grande quantidade de álcool em gel em todos os lados, e os próprios funcionários reforçam a utilização do produto. Todos os funcionários estão utilizando máscaras também", destaca Vitor. 

Como agendar a doação

Para ser voluntário, ou se você já é um, e quer agendar a doação, há três opções: por meio do formulário, onde é necessário o preenchimento com informações básicas sobre você; através do e-mail: horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou entrar em contato pelo telefone: (71) 3116-5643. Nas três opções, você pode escolher a data e horário, ou verificar quais estão disponíveis. A Hemoba funciona de segunda à sexta- feira das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h.

Critérios para doação

Condições básicas
Estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 kg;
Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.
Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos;
Homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações e mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.

Recomendações para o dia da doação

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
Não fumar por pelo menos 2 horas.

Impedimentos temporários

Se você estiver gripado, resfriado, com febre, espere 15 dias após o desaparecimento dos sintomas;
Estar grávida;
Período pós-gravidez (90 dias para parto normal e 180 dias para parto cesariano);
Período de amamentação (durante os primeiros 12 meses);
Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impede a doação);
Ter feito exames/procedimentos endoscópicos nos últimos 6 meses;
Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis; aguardar 12 meses.

Não podem doar

Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatite B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
Uso de drogas ilícitas injetáveis.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário