Hemoba realiza coleta em condomínios
No primeiro dia de funcionamento, 43 pessoas fizeram a doação e 24 estavam aptos

Foto: Reprodução
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) iniciou nesta segunda-feira (18), as coletas em condomínios da capital baiana. A ação deve durar até o mês de julho. O órgão informa que há maior necessidade de sangue dos tipos B+, O+ e O-.
O primeiro condomínio a ter uma base de coleta foi o Le Parc, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela). Com cinco mil moradores, o posto foi instalado na academia de ginástica. No primeiro dia de funcionamento, 43 pessoas fizeram a doação e 24 estavam aptos.
A fundação informa também que passou a agendar as coletas nos postos fixos. No entanto, as doações tiveram redução de 50% desde o início do mês. A coordenadora de captação e coleta da Hemoba, Iara Matos, explica que, para um condomínio abrigar o posto provisório, uma visita prévia é feita para analisar a estrutura do espaço. É importante que tenha ar-condicionado ou boa ventilação. “Se for um condomínio que tenha 100 ou 200 pessoas, sugerimos que abra para os vizinhos do entorno, aumentando o número de doadores”, esclareceu.
A cada 20 minutos, apenas três doadores são atendidos. A expectativa diária é alcançar 72 bolsas de sangue. “Um estoque baixo prejudica hospitais de alta complexidade, como o Roberto Santos, que permanece com atendimento de emergência e urgência, cirurgias neurológicas e atendimento a pacientes oncológicos”, disse.
Síndicos e líderes comunitários podem solicitar o posto pelo e-mail conta.captacao@hemoba.ba.gov.br, onde deve ser feita uma breve apresentação do condomínio e do espaço disponível além da indicação do bairro, quanto pelo telefone (71) 3116-5643. Neste mesmo número, o cidadão pode agendar a sua doação nos postos fixos.


