Herdeiro da Samsung ganha indulto para reanimar economia da Coreia do Sul

Bilionário havia sido preso duas vezes, mas estava em liberdade condicional

[Herdeiro da Samsung ganha indulto para reanimar economia da Coreia do Sul]

FOTO: Reprodução/ web

O vice-presidente herdeiro da Samsung, que foi preso por corrupção, Lee Jae-yong, foi perdoado pelo presidente da Coreia do Sul na sexta-feira (12) pelo crime de suborno, permitindo-lhe maior liberdade para administrar a gigante de smartphones e semicondutores.

O bilionário havia sido preso duas vezes, mas estava em liberdade condicional desde o ano passado. Agora, o perdão especial do presidente acaba com a proibição de cinco anos para que Lee que ocupe um cargo formal na Samsung. As ações da empresa subiram 1% em Seul com a notícia.

Lee atua como líder da Samsung desde 2014, quando seu pai entrou em coma após sofrer um ataque cardíaco. Ele morreu em 2020.

O perdão presidencial vem antes do Dia da Libertação do país, que marca a libertação da Coreia do domínio imperial japonês em 1945. O governo sul-coreano geralmente concede perdões em torno da data comemorativa.

ENTENDA O CASO

Lee, foi condenado a cinco anos de prisão por peculato e suborno em agosto de 2017, mas saiu em liberdade menos de um ano depois, em 2018, quando um tribunal de apelações rejeitou algumas das acusações e suspendeu a sentença.

O empresário, no entanto, foi enviado de volta à prisão em janeiro de 2021, depois de ser condenado a dois anos e meio após o Supremo Tribunal de Seul considerá-lo culpado de peculato e suborno. Ele foi colocado em liberdade condicional no Dia da Libertação em agosto passado.

O ministro da Justiça da Coreia do Sul, Han Dong-hoon, anunciou na sexta-feira que “para superar a crise econômica revitalizando a economia, o vice-presidente da Samsung, Lee Jae-yong, cujo mandato terminou recentemente, será reintegrado”.

Apesar de um ambiente econômico incerto exacerbado por problemas de longa data na cadeia de suprimentos e pela guerra na Ucrânia, a Samsung delineou alguns planos de investimentos ousados este ano.

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!