Homem apontado como chefe de facção ligado a grupo paulista é preso com R$ 100 mil em Lauro de Freitas
Edivan Pedro Cardoso dos Santos foi preso na sexta-feira (12), em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

Foto: Alberto Maraux/ Divulgação/SSP
Um homem apontado como liderança de uma facção criminosa com ligação direta a uma organização paulista foi preso na noite de sexta-feira (12), em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. O suspeito foi identificado como Edivan Pedro Cardoso dos Santos, conhecido pelos apelidos “Europeu” ou “Tartaruga”.
Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Edivan foi detido enquanto dirigia um carro de luxo da marca Volvo. Durante a abordagem, os policiais encontraram cerca de R$ 100 mil em dinheiro dentro do veículo. Ele havia retornado recentemente de São Paulo para a Bahia e estava acompanhado da família.
As investigações indicam que o suspeito exercia função de liderança dentro de uma facção criminosa e mantinha vínculos com uma organização paulista. De acordo com a SSP, ele é investigado por envolvimento com tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, roubos e corrupção de menores.
Ainda conforme a apuração, em parceria com a facção de São Paulo, Edivan seria responsável pela compra de drogas no Paraguai, que posteriormente eram distribuídas na região do bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
A prisão foi resultado de uma ação integrada que contou com o trabalho de inteligência da SSP, do Ministério Público, do Batalhão Apolo da Polícia Militar e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil.


