• Home/
  • Notícias/
  • Coronavírus /
  • Hospitais de Salvador devem ser desmobilizados após queda expressiva na taxa de ocupação por covid-19, diz Léo Prates

Hospitais de Salvador devem ser desmobilizados após queda expressiva na taxa de ocupação por covid-19, diz Léo Prates

33 pacientes com outras doenças aguardam internamento em UTI no Hospital Municipal

Por Da Redação
Às

Hospitais de Salvador devem ser desmobilizados após queda expressiva na taxa de ocupação por covid-19, diz Léo Prates

Foto: Gilberto Junior - Farol da Bahia

Em entrevista a uma rádio de Salvador, o secretário de Saúde da capital baiana, Léo Prates, informou que ao menos 50 leitos de UTI instalados nos hospitais Ernesto Simões, Municipal e do Subúrbio destinados a pacientes covid-19, devem ser desmobilizados para atender a pacientes com outras doenças. A medida está em análise pelas secretarias estadual e municipal de Saúde, que discutirão nesta quinta-feira (3) como o procedimento será realizado.

Segundo o titular da pasta, a desmobilização deve ocorrer por causa da queda da taxa de ocupação dos leitos de UTI e por causa da demanda de pacientes com outras doenças. Nesta quarta-feira, 33 pacientes com outras doenças aguardam internamento em UTI no Hospital Municipal.

"A nossa pressão está maior por outras doenças do que por covid, a exemplo de coronariana, AVC, obesidade mórbida e cirurgias de joelho. Temos uma folga limitada e vamos definir com a Sesab como este redesenho será feito", disse. 

Léo Prates falou também a respeito da queda do número de mortes por coronavírus em Salvador. 
"Houve uma queda expressiva e a média hoje é de sete óbitos por dia. Ainda é um volume grande, mas já chegamos a 30 mortes por covid-19 diariamente". Apesar dos números, o secretário ressaltou que ainda é momento de cautela.

"Não podemos dizer que o coronavírus foi embora da nossa cidade. Isso só acontecerá quando tivermos uma vacina ou imunidade de rebanho. A Fiocruz fará um inquérito epidemiológico para verificar a situação da doença em nossa cidade e, inclusive, identificar possíveis casos de reinfecção", informou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.