• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Hugo Motta afirma que vai pautar projetos sobre menores em rede sociais após repercussão de vídeo sobre adultização

Hugo Motta afirma que vai pautar projetos sobre menores em rede sociais após repercussão de vídeo sobre adultização

O vídeo feito pelo youtuber Felca viralizou nos últimos dias nas redes sociais

Por Da Redação
Às

Hugo Motta afirma que vai pautar projetos sobre menores em rede sociais após repercussão de vídeo sobre adultização

Foto: Hugo Motta. Créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou neste domingo (10), na rede sociai X, que vai pautar o tema adultização das crianças na Casa ainda esta semana. Ele ainda disse ao Globo News, na manhã desta segunda-feira (11), que pretende fazer um levantamento de projetos que tenha como foco proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais.

Na publicação no X, o deputado agradeceu ao humorista e youtuber Felipe Bressanim Pereira, de 27 anos.  Felca, como é conhecido, divulgou, na última quarta-feira (6), um vídeo de quase 50 minutos abordando sobre adultização de criança e adolescentes nas redes sociais.

O material faz uma denúncia do influenciador paraibano Hytalo Santos por exploração de menores. Além disso, o youtuber afirma estar processando cerca de 200 pessoas que o difamaram nas redes sociais por curtir publicações de crianças e adolescentes com seu perfil público, durante o processo de apuração do caso.    

O conteúdo conta mais de 26 milhões de visualizações no Youtube, até a conclusão dessa notícia. Todo o valor arrecadado será doado a instituições de caridade, de acordo com o Youtuber.

A deputada Erika Hilton (PSOL) também tinha feito uma publicação na rede social X na última sexta-feira (8), sobre o conteúdo produzido por Felca.

A parlamentar agradeceu a apuração realizada pelo youtuber e afirmou que estava em contato com a Polícia Federal e ter acionado a Justiça contra as redes sociais. Em um extenso texto sobre o assunto, ela tratou dos perigos, da gravidade e complexidade desse tipo de conteúdo.   

Apesar da atenção que o assunto tem recebido com a publicação do vídeo, desde o novembro do ano passado a Comissão de Direito Digital do Senado aprovou por nove votos a zero um projeto que estabelece “dever de cuidado” por redes sociais e provedores em relação a conteúdos de crianças e adolescentes nesses ambientes.

Segundo o projeto, dentre outros deveres, as empresas devem prevenir ou mitigar exposição:  de conteúdos de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes; e de violência física, bullying virtual e assédio a crianças e adolescentes. Inclusive, há da derrubada imediata de conteúdos sexual de menores.

Contudo, o projeto ainda não precisa da aprovação dos deputados e ser sancionada pelo presidente Lula para se tornar lei.      

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.