Hungria recompensa estudantes voluntários em ações contra a Covid-19
Alunos fizeram turnos em ambulâncias e trabalharam em hospitais e clínicas

Foto: Laszlo Balogh/Copyright 2021 The Associated Press.
O governo húngaro distribuiu 9 mil ingressos para o Festival EFOTT, realizado na última quarta-feira (11), para estudantes que atuaram como voluntários nas campanhas contra a Covid-19 no país. Os alunos húngaros fizeram turnos no serviço de ambulâncias e trabalharam em hospitais e clínicas durante a pandemia.
Em entrevista à EuroNews, o diretor do Festival EFOTT, Gábor Maszlavér, afirmou que a iniciativa do governo húngaro foi um sucesso. "Este programa teve muito sucesso. Gostaríamos agora de nos concentrar numa única coisa: finalmente estarmos, um pouco, juntos", disse.
Uma das estudantes do programa da Hungria, afirmou que estar no festival é "uma verdadeira libertação. Sobretudo depois dos exames. Foi difícil estudar e trabalhar como voluntária ao mesmo tempo".
No total, os estudantes húngaros fizeram 62 mil turnos no serviço de ambulâncias e oito mil e setecentos estudantes trabalharam em hospitais e clínicas.
Os estudantes davam apoio à outros profissionais da saúde, na linha de frente do combate à pandemia. "Trabalhei em algumas clínicas da faculdade de medicina, dava uma ajuda antes dos exames, por exemplo. Verificava a temperatura corporal dos doentes. E trabalhei num hospital onde ajudava as enfermeiras", disse uma universitária.
A Hungria teve uma média de 66 casos na última semana. Segundo a última atualização, no sábado (14), não foi apontado nenhum caso novo da doença nas últimas 24 horas.