• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Ibama embarga 3.380 hectares de caatinga desmatados ilegalmente na Bahia

Ibama embarga 3.380 hectares de caatinga desmatados ilegalmente na Bahia

Além de responder por crime ambiental, os responsáveis deverão recuperar as áreas degradadas

Por Da Redação
Às

Ibama embarga 3.380 hectares de caatinga desmatados ilegalmente na Bahia

Foto: Divulgação/Ibama

O Ibama informou na sexta-feira (28) que concluiu a operação de combate ao desmatamento ilegal do bioma caatinga na região da bacia do Rio São Francisco, em municípios baianos, que resultou no embargo de 3.380 hectares (área equivalente a 3.300 campos de futebol). 

A Operação Mandacaru I foi realizada nos municípios de Santana, São Félix do Coribe, Sítio do Mato, Coribe, Carinhanha, Serra do Ramalho e Santa Maria da Vitória.

Os proprietários dos terrenos foram identificados, autuados e responderão na justiça por crime ambiental, além de serem obrigados a recuperar as áreas degradadas. As multas superam R$ 5,8 milhões.

De acordo com os agentes ambientais federais que participaram da ação, o desmatamento foi realizado para ampliação de atividades agropecuárias, em especial a criação de gado, sem licença dos órgãos ambientais.

O desmatamento ilegal na caatinga empobrece o solo, provoca o assoreamento dos rios e elimina o habitat de diversos animais silvestres. Também contribui para o aumento dos níveis de gás carbônico na atmosfera, acelerando mudanças climáticas.

De acordo com a superintendente do Ibama na Bahia, Lívia Martins, a operação realizada na caatinga terá continuidade ao longo do ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário