IBGE: 21,9 milhões de brasileiros já foram testados para a Covid-19

Do total de brasileiros testados, 4,9 milhões de pessoas tiveram o resultado positivo

[IBGE: 21,9 milhões de brasileiros já foram testados para a Covid-19]

FOTO: Getty Images

Até setembro, cerca de 21,9 milhões de brasileiros já realizaram algum tipo de teste para diagnosticar a Covid-19, segundo dados da Pnad Covid, divulgados na sexta-feira (23) pelo IBGE. Do total de brasileiros testados, 4,9 milhões de pessoas, ou seja, 22,2% daqueles que fizeram o teste, tiveram o resultado positivo. Isso significa que de cada cinco pessoas que foram testadas, uma teve o resultado positivo para a doença. 

Se comparado com o mês de agosto, quatro milhões de pessoas realizaram algum tipo de exame para identificação da Covid-19 em apenas um mês. "De agosto para setembro, foram mais quatro milhões de pessoas que fizeram o teste e cerca de um milhão a mais testou positivo" informou Maria Lucia Vieira, coordenadora da pesquisa do IBGE.

A pesquisa é baseada nos exames de coleta do material na boca ou no nariz com o cotonete (Swab nasal/RT-PCR), o teste rápido com sangue coletado por um furo no dedo, ou o exame sorológico com sangue retirado da veia do braço.
De acordo com a pesquisa, quanto maior o nível de escolaridade e a renda, maior foi o percentual de pessoas que fez algum teste.

A pesquisa também aponta que entre pessoas que recebem acima de quatro salários, 25% dos integrantes desse grupo fizeram o teste. Entre os mais pobres do país, com renda de até meio salário mínimo, esse percentual cai para 5,9%.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!