IBGE: consumo das famílias tem oitava alta seguida no segundo trimestre

No período, aumento foi de 0,9%

Por Da Redação
Ás

IBGE: consumo das famílias tem oitava alta seguida no segundo trimestre

Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

Dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (1°), mostram que o consumo das famílias cresceu 0,9% no segundo trimestre deste ano, na oitava alta seguida. A última queda registrada foi em 2021 (-1,3%). 

“Do lado positivo, o mercado de trabalho vem melhorando constantemente, há o crescimento do crédito e várias medidas governamentais como incentivos fiscais, vide redução de preços de automóveis, e os reajustes nos programas de transferência de renda, notadamente o Bolsa Família”, explica a coordenadora do levantamento, Rebeca Palis.

“Por outro lado, os juros seguem altos, o que dificulta o consumo de bens duráveis, e as famílias seguem endividadas porque, apesar do programa de renegociação de dívidas, elas levam um tempo para se recuperar”, continua.

Em comparação com o trimestre anterior, o consumo do governo registrou um crescimento de 0,7%, mantendo uma tendência positiva nos últimos quatro trimestres. Os investimentos, por outro lado, permaneceram estáveis em 0,1%. A taxa de investimento, que representa a proporção dos investimentos em relação à produção total de bens e serviços finais no país, ficou em 17,2% do PIB, abaixo do valor observado no mesmo período de 2022, que foi de 18,3%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.