Ibovespa encerra pregão de terça-feira (24) próximo aos 110 mil pontos
Bolsa fechou no maior patamar desde o mês de fevereiro

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Ibovespa encerrou o pregão desta terça-feira, 24, muito próximo à marca dos 110.000 pontos após a agência de Administração e Serviços Gerais da Casa Branca (GSA) autorizar a transição para o governo do presidente eleito Joe Biden. Ainda que não tenha aceitado a derrota, o presidente Donald Trump afirmou que sua equipe irá iniciar o protocolo. O índice fechou o dia em alta de 2,24% aos 109.786 pontos, deixando para trás a máxima intradia do mês de março.
Com o resultado de hoje, o Ibovespa atinge a maior pontuação desde 21 de fevereiro, pregão anterior ao da quarta-feira de cinzas, que marcou o início dos impactos da pandemia no mercado brasileiro. Para os investidores, o início da transição nos EUA é visto como uma redução das incertezas sobre as eleições americanas, tendo em vista que antes mesmo do último dia de votação, Trump havia sinalizado que poderia não fazer uma transição pacífica, caso perdesse.
O mercado também segue otimista com os recentes avanços na frente de vacinas contra o coronavírus, após resultados positivos sobre seus níveis de eficácia. Os três principais índices americanos fecharam em alta. O Dow Jones subiu 1,56%, o S&P500 avançou de 162% e o Nasdaq cresceu 1,31%. Já o índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,91%. No Brasil, investidores optam por ações da Petrobras, da Vale (VALE3) dos grandes bancos e de shopping centers, após GOL e Azul já terem apresentado fortes valorizações na véspera.