IGP-M regista aumento de 3,28% no mês de novembro

Indicador serve de referência para a correção de valores de contratos

Por Da Redação
Ás

IGP-M regista aumento de 3,28% no mês de novembro

Foto: Reprodução/Suno Research

A inflação calculada pelo IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) ficou em 3,28% em novembro, após ter registrado avanço de 3,23% em outubro, pressionada pelo avanço dos preços de commodities agropecuárias, de acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (27) pela FGV (Fundação Getulio Vargas). 

O indicador é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis, por exemplo. Com a nova aceleração, o IGP-M acumula alta de 21,97% no ano e de 24,52% em 12 meses. Em novembro de 2019, o índice havia subido 0,30% e acumulava alta de 3,97% em 12 meses. 

“O avanço nos preços de commodities agropecuárias importantes consolidam o IPA como índice a contribuir para o avanço da taxa do IGP. Nesta edição, destacaram-se milho (10,95% para 21,85%), trigo (2,32% para 19,20%) e bovinos (6,92% para 7,40%)”, afirma André Braz, Coordenador dos Índices de Preços. Apesar de ser considerado o indicador do mês fechado, são comparados os preços coletados do dia 21 do mês anterior ao dia 20 do atual (o de referência) com os do ciclo de 30 dias imediatamente anterior. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.