II Painel de Transição Energética fortalece papel da Bahia na transição energética nacional!

Aos detalhes.

Por Michel Telles
Ás

II Painel de Transição Energética fortalece papel da Bahia na transição energética nacional!

Foto: Div

Na manhã desta quinta-feira (17/07), foi realizado o II Painel de Transição Energética, promovido pela Associação Baiana de Energia Solar (ABS). O evento, realizado no auditório da FIEB, reuniu mais de 130 pessoas entre especialistas, gestores públicos, empresários, técnicos e acadêmicos com o objetivo de aprofundar o debate sobre a transição energética no Brasil, com foco regional no contexto da Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que, neste ano, será sediada no país.

A programação teve três painéis temáticos, com temas como políticas públicas, inovação e os impactos da Medida Provisória 1.300 no setor elétrico. Foram discutidas ações estratégicas, como o Programa de Transição Energética da Bahia (PROTENER), a política industrial Nova Indústria Brasil e cases de inovação voltados à geração distribuída.

Na mesa de abertura, estiveram Jorge Khoury, superintendente do Sebrae-BA; Mila Paes, secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura de Salvador (SEMDEC); Marcos Rêgo, presidente da ABS; Tarcísio Branco, diretor de Interiorização e Fomento à Indústria de Energias Renováveis da SDE, Governo da Bahia; Carlos Passos, presidente da FIEB; e Glauber Piva, executivo do Consórcio Nordeste.

Marcos Rêgo destacou que “colocar a Bahia no centro do debate sobre transição energética é fundamental neste momento em que o país se prepara para sediar a COP 30. A ABS tem buscado fortalecer esse diálogo de forma ampla e integrada”.

Carlos Passos, anfitrião do evento e presidente da FIEB, reforçou que “a transição energética é um dos grandes desafios da sociedade rumo à sustentabilidade. A geração distribuída por energia solar é uma das alternativas nesse processo. Sua expansão exige investimentos e enfrenta o desafio do armazenamento para que a rede suporte esse crescimento. Para a FIEB, o tema é fundamental porque envolve tanto o setor industrial quanto o acesso à energia limpa por pequenas e médias empresas”.

A secretária Mila Paes também enfatizou o papel da Bahia: “Precisamos ocupar o lugar de destaque que merecemos diante do enorme potencial que temos. Somos responsáveis por mais de 63% da geração de energia solar do país, e iniciativas de capacitação reforçam o protagonismo do Nordeste, não só na pauta da sustentabilidade, mas também na geração de renda e na redução das desigualdades”.

Marcos celebrou as conquistas desde a primeira edição: “Foi naquela ocasião que começamos uma jornada de articulação e confiança. Desde então, conquistamos o apoio da Prefeitura de Salvador, do Sebrae, do BNB e do Consórcio Nordeste. Seguimos impulsionando o setor, fortalecendo micro e pequenas empresas e posicionando a Bahia como protagonista na construção de um futuro mais sustentável e justo”.

O painel contou com patrocínio da SEMDEC e apoio institucional do Sebrae Bahia, FIEB, Fecomércio-BA, AMCHAM Salvador, Consórcio Nordeste, SECIS, SDE/BA, SETUR e CRT-BA. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.