Imigrantes que trabalharam na linha de frente da pandemia terão cidadania acelerada pela França

A convocação foi feita pelo Ministério do Interior, e têm direito à naturalização acelerada

Por Da Redação
Às

Imigrantes que trabalharam na linha de frente da pandemia terão cidadania acelerada pela França

Foto: Getty Images

Imigrantes que são profissionais da saúde, limpeza e trabalhadores de supermercados que trabalham na linha de frente contra a covid-19 tiveram seu serviço reconhecido na França com a concessão de cidadania. A convocação foi feita pelo Ministério do Interior, e têm direito à naturalização acelerada.

Desde setembro, quando a iniciativa foi anunciada, 74 pessoas já receberam passaporte francês e outras 693 se encontram na fase final do processo. Um total de 2.890 pessoas se inscreveram até agora. 

Em nota divulgada nesta terça-feira (22), o gabinete de Marlene Schiappa, ministra-delegada para a Cidadania, disse que "profissionais de saúde, faxineiras, trabalhadores de creches, caixas de supermercado: todos eles provaram seu compromisso com a nação, e agora é a vez de a República dar um passo em sua direção".

Para ter o pedido de cidadania aprovado um candidato deve ter residido na França por cinco anos com uma renda estável e demonstrado integração na sociedade francesa. 

Em 2017, a população de imigrantes da França era de 6,4 milhões, incluindo um número significativo de cidadãos de ex-colônias, como países do norte e oeste da África. 

A França está entre os dez países do mundo mais afetados pela covid-19, com mais de 2,5 milhões de casos confirmados e perto de 62 mil mortes.

Os trabalhadores da linha de frente, especialmente os profissionais de saúde, estão entre os mais expostos. Em quase dez meses de pandemia na Europa, muitos morreram pela doença causada pelo Sars-CoV-2.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.