Imposto de renda: declare agora

Confira o editorial desta segunda-feira (29)

[Imposto de renda: declare agora]

FOTO: Divulgação

Mesmo com o prazo estendido em dois meses efetuar a declaração do Imposto de Renda, ao menos sete milhões de contribuintes estão em débito com o Leão. A corrida contra o relógio, tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica, entra na contagem regressiva: quem não entregar a declaração até as 23h59 do dia 30 estará sujeito a pagamento de multa que vai de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.

O IR tem algumas características que o tornaram importante e que merecem registro, apesar da burocracia e, não raramente, da minúcia e horas necessárias para sua conclusão. Existem ao menos três características principais que asseguram que o governo mantenha a sua arrecadação e, também, proporcione, em uma determinada escala, a redistribuição de renda. 

Ou seja, garante que todo contribuinte tenha seus rendimentos tributados; atinge todos os rendimentos tributáveis do contribuinte; e permite que pessoas com rendimentos menores tenham alíquotas menores que pessoas com rendimentos maiores, além de estipular um piso para a cobrança do tributo. Além disso, não se pode falar de justiça fiscal sem passar pelo Imposto de Renda.

A importância de se declarar, às empresas, é a certificação de que todos os tributos são devidamente pagos, o que aos olhos do governo e da população, mostra integridade fiscal. Por meio do imposto, ainda, a empresa retorna para a sociedade, em forma de serviços financiados pelo dinheiro arrecadado, uma certa contribuição.

Para o cidadão, o IR é uma forma de recolher os impostos pagos em excesso, garantir e provar a legalidade dos seus proventos e contribuir, também, com a sociedade através dos serviços beneficiados.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!