Inadimplência tem alta de 58% e bancos avistam cenário de 'longo inverno'

Dados são do Banco Central

Por Da Redação
Às

Inadimplência tem alta de 58% e bancos avistam cenário de 'longo inverno'

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um levantamento feito pelo Banco Central (BC) aponta que o número de famílias inadimplentes no cartão de crédito teve um aumento de 58% em outubro de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Mesmo assim, neste intervalo, foi observada uma alta de 20% no saldo da carteira de crédito para pessoas físicas e uma adição ainda maior para os que têm dívidas em atraso, 36%.

O volume de contas inadimplentes resulta em um valor de R$ 120 bilhões devidos pelas famílias aos bancos, o que representa o maior patamar da série histórica do BC.

Com a Selic, a taxa básica de juros, em 13,75% - número mais alto desde fevereiro de 2017 - o cenário é visto como preocupante pelos bancos, especialmente os médios e as fintechs.

“O Nubank e outros bancos digitais deverão passar por um longo inverno nos próximos meses, principalmente se os juros demorarem mais a cair”, apontou o analista da gestora Armor Capital, Guilherme Viero, em publicação divulgada na última semana. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.