Índice de Confiança de Serviços sobe 4 pontos em abril, afirma FGV
É o maior patamar em cinco meses, com o indicador da situação atual indo a uma máxima desde 2014

Foto: Reprodução/Agência Brasil
A confiança do setor de serviços do Brasil alcançou, em abril, o seu maior patamar em cinco meses, com o indicador da situação atual indo a uma máxima desde 2014. Os dados foram divulgados na quinta-feira (28) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Em abril, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) registrou um crescimento de 4,0 pontos, para 96,2 pontos, máxima desde novembro de 2021 (96,8).
O Índice de Situação Atual (ISA-S), indicador da percepção sobre o momento presente do setor de serviços, saiu de 5,1 pontos, para 96,0 pontos, maior nível desde abril de 2014 (96,3 pontos).
Já o Índice de Expectativas (IE-S), que aponta as perspectivas para os próximos meses, elevou 2,9 pontos, para 96,6 pontos, maior nível desde dezembro do ano passado (98,7).
“O resultado foi disseminado entre os principais segmentos e mais influenciado pelo segmento de serviços prestados às famílias, que parecem responder positivamente à melhora da pandemia depois do surto de Ômicron no início de 2022”, disse o economista da FGV Ibre Rodolpho Tobler em nota.
“Para os próximos meses, ainda é possível imaginar continuidade de recuperação, dado que o setor de serviços foi o que mais sofreu ao longo da pandemia. Contudo, altas mais expressivas ainda dependem de melhora do cenário macroeconômico”, completou.
Com base nos dados divulgados neste mês pelo IBGE, o setor de serviços brasileiro apresentou um recuo de 0,2% do volume em fevereiro sobre janeiro, afirmando a existência de dificuldades de recuperação no período em meio às pressões cada vez maiores da inflação e às incertezas sobre a economia.