Índice de Confiança Empresarial cresce 2,2 pontos em agosto, afirma FGV
Esse é o quinto mês seguido que o indicador mantém a tendência de alta em médias móveis trimestrais

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Índice de Confiança Empresarial (ICE) apresentou uma elevação de 2,2 pontos em agosto e alcançou 100,7 pontos, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).
Como mostra o levantamento, esse é o maior patamar desde agosto de 2021, quando ficou em 102,5 pontos. Além disso, a pesquisa revela que é o quinto mês seguido que o indicador mantém a tendência em alta nas médias móveis trimestrais.
A alta da confiança empresarial foi influenciada pela melhora das percepções sobre a situação presente e das expectativas para os próximos meses, afirma o instituto.
O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) teve alta de 1 ponto, chegando a 101,3 pontos, maior nível desde setembro de 2013, quando atingiu 101,5 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-E) também registrou avanço em agosto. O aumento foi de 1,5 ponto, passando para 99,1 pontos, recuperando 71% da queda do mês passado.
O Índice de Confiança Empresarial (ICE) reune os índices dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: indústria, serviços, comércio e construção. De acordo com o indicador, em agosto, foi verificado crescimento em quase todas as categorias. A exceção ficou com o setor de serviços, que recuou após cinco meses em alta.