• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Inflação do aluguel sobe em outubro, mas contratos vencidos em novembro seguem sem reajuste

Inflação do aluguel sobe em outubro, mas contratos vencidos em novembro seguem sem reajuste

A variação de 0,5% do IGP-M em outubro é a maior para um mês desde junho de 2022

Por Da Redação
Às

Inflação do aluguel sobe em outubro, mas contratos vencidos em novembro seguem sem reajuste

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Depois de interromper a série de deflações no mês de setembro, o Índice Nacional de Preços — Mercado (IGP-M), indicador responsável pelo reajuste de parte dos contratos de aluguel no Brasil, ganhou ritmo e subiu 0,5% em outubro, segundo dados revelados nesta segunda-feira (30) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

A variação de 0,5% do IGP-M em outubro é a maior para um mês desde junho de 2022 (+0,59%). No mesmo período do ano passado, o índice tinha registrado uma queda de 0,97% e acumulava uma alta de 6,52% nos 12 meses anteriores.

Essa é a segunda alta desde março do índice, que agora apresenta queda de 4,57% no acumulado dos últimos 12 meses, taxa que aparece negativa pela sétima vez seguida. 

Contudo, apesar de representar uma aceleração, a variação mostra que as locações atreladas ao indicado com vencimento em novembro não devem sofrer reajustes. 

O cálculo do IGP-M leva em conta a variação de preços de bens e serviços, bem como de matérias-primas utilizadas na produção agrícola e industrial e na construção civil. 

Por isso, a variação é diferente daquela apresentada pela inflação oficial, que calcula os preços com base em uma cesta de bens determinada para famílias com renda de até 40 salários mínimos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.