Inflação na Venezuela atingiu patamar de 686,4% em 2021, informa Banco Central

Mesmo com patamar alto, houve uma desaceleração em relação ao ano anterior

Por Da Redação
Às

Inflação na Venezuela atingiu patamar de 686,4% em 2021, informa Banco Central

Foto: Reprodução/Banco de Imagens

Segundo informações do Banco Central do país, divulgadas no último sábado (08), a taxa de inflação anual da Venezuela atingiu o patamar de 686,4% em 2021. Mesmo com o alto número, uma desaceleração do crescimento dos preços ao consumidor foi demonstrada em relação ao ano anterior.

Em 2020, a inflação do país foi de 2.959,8%. Em dezembro, a inflação mensal em dezembro apresentou uma alta de 7,6% e a taxa permanece na casa de um dígito desde setembro.

A desaceleração dos preços segue medidas do governo como a restrição de crédito e redução dos gastos em bolívares a fim de estabilidade da taxa de câmbio.

Além disso, as entidades governamentais e a estatal petrolífera PDVSA passaram a pagar os fornecedores com moeda estrangeira.

Segundo o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, a hiperinflação que durou quatro anos no país "foi deixada para trás". 

No entanto, os preços continuam altos e atingindo as receitas das famílias venezuelanas, limitando a capacidade de compra. Em 2019, em meio à hiperinflação e ao colapso econômico, o governo da Venezuela relaxou os controles econômico e permitiu a circulação de moeda estrangeira. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.