Inflação no Brasil é a 3ª mais alta entre as principais economias do mundo

Em 2021, IPCA registrou alta de 10,06%

[Inflação no Brasil é a 3ª mais alta entre as principais economias do mundo]

FOTO: Agência Brasil

Dados de um levantamento feito pela economista-chefe da Armor Capital, Andrea Damico, mostram que a inflação brasileira em 2021, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve ser a terceira mais alta entre as principais economias do mundo, ficando apenas atrás da Argentina e da Turquia. No ano passado, o ficou em dois dígitos, com alta de 10,06%, o maior aumento desde 2015 (10,67%), e superou o teto da meta de inflação (5,25%). Na época, o limite era de 3,75%. 

O desvio em relação à banda superior do objetivo a ser perseguido pelo Banco Central (BC) foi o maior em quase 20 anos, uma vez que, em 2002, o “estouro” foi de mais de 7 pontos porcentuais. Alguns países, segundo a economista-chefe, ainda não divulgaram o dado de dezembro e o fechado de 2021. Nesse caso, o levantamento considerou a taxa em 12 meses até novembro do ano passado. É o caso da Argentina, onde a inflação ao consumidor acumulava 51,2% em 12 meses até novembro.

Na Turquia, o índice saltou 36,08% de janeiro a dezembro, um recorde em 20 anos. O índice chinês acumulou 1,50% no ano passado. Já a economia americana teve a maior alta de preços desde junho de 1982 (7%), também ultrapassando a meta de 2,0%.

O levantamento mostra, ainda, que a inflação fechou 2021 em alta em quase todo o mundo. Nos Estados Unidos, chegou a 7%, a mais alta em quase 40 anos. Na Zona do Euro, a 5%. Esses resultados, por sua vez, não são uma boa notícia para o Brasil e os demais emergentes. Isso porque o remédio tradicional para se combater a inflação é o aumento dos juros. No caso brasileiro, o cenário é ainda mais complicado em 2022 por conta da eleição, que deve deixar o cenário econômico mais complicado.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Governo tem potencial de influência em 78 cadeiras de conselhos de empresas abertas]

Dos 241 assentos em 31 empresas com registro ativo na CVM e participação acionária da União Federal ou de estatais, 32,4% podem ser usados

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!