• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Inflação para famílias mais pobres é dez vezes maior que para mais ricas em 2020

Inflação para famílias mais pobres é dez vezes maior que para mais ricas em 2020

Preço dos alimentos, coronavírus e desvalorização do real são apontados como responsáveis por diferença

Por Da Redação
Ás

Inflação para famílias mais pobres é dez vezes maior que para mais ricas em 2020

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Nos nove primeiros meses do ano, a inflação para as famílias com menor renda acumula uma alta de 2,5%. Ao mesmo tempo, a taxa para a classe de renda mais alta é de 0,2%. Os dados são do indicador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de inflação por faixa de renda, que em setembro registrou aceleração dos preços em todas as classes pesquisadas.

O indicador divide as famílias  em seis faixas de renda e avalia como a inflação afeta, mês a mês, cada um desses grupos. De acordo com a classificação da pesquisa, as famílias de renda muito baixa são as que têm ganho domiciliar menor que R$ 1.650,50. E as classificadas como de renda alta são aquelas cujo ganho domiciliar é superior a R$ 16.509,66.

A explicação para essa diferença no peso da inflação para famílias ricas e pobres está principalmente no aumento expressivo de preços de alimentos neste ano. De janeiro a setembro de 2020, a alta nos alimentos em domicílio é de 9,2%. O boletim do Ipea destaca os impactos dos aumentos no arroz (41%), feijão (34%), leite (30%) e óleo de soja (51%).

Os economistas apontam que além do aumento da demanda e consumo tanto interno quanto e externo por alimentos, junto com o pagamento do auxílio emergencial por causa da pandemia do novo coronavírus e a forte desvalorização do real nos últimos meses, tornaram os produtos brasileiros mais baratos para quem compra em dólar, tem estimulado ainda mais as exportações.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.