InfoGripe alerta para crescimento de casos de SRAG associados à Covid-19 no Norte e Centro-Oeste

Análise destaca preocupação principalmente com os grupos de risco

[InfoGripe alerta para crescimento de casos de SRAG associados à Covid-19 no Norte e Centro-Oeste]

FOTO: Agência Brasil

O Boletim InfoGripe, divulgado na quinta-feira (08) pela Fiocruz, revela um cenário preocupante com o aumento contínuo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à Covid-19, especialmente em estados da região Norte, como Amazonas, Pará e Tocantins, além do Mato Grosso, no Centro-Oeste. Com base nos dados da Semana Epidemiológica 5, de 28 de janeiro a 3 de fevereiro, a análise destaca a necessidade de precaução, sobretudo para as pessoas que pertencem a grupos de risco.

Marcelo Gomes, pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, enfatiza a importância de evitar aglomerações durante o Carnaval, especialmente para aqueles considerados grupos de risco. A recomendação é clara: "Fica em casa, curte os desfiles pela TV, escuta pelo rádio, para não correr o risco de acabar se expondo e eventualmente desenvolver um caso grave." Além disso, Gomes ressalta a necessidade de isolamento para indivíduos com sintomas de resfriado ou gripe, para evitar a propagação do vírus.

A análise dos dados revela que, nas últimas oito semanas, a incidência e mortalidade de SRAG permanecem concentradas em crianças pequenas e idosos. Em relação aos casos de SRAG de 2024, 66,1% são atribuídos ao Sars-CoV-2 (Covid-19), destacando a gravidade da situação. Com isso, a recomendação de precaução e cuidado durante o Carnaval se torna ainda mais relevante diante do cenário epidemiológico atual.


Comentários