Vídeo: "Antes dos blocos afros, a gente só sabia da África pela televisão", diz Vovô do Ilê

Vovô do Ilê e Alberto Pitta foram os convidados do último episódio do podcast Podomblé, da FB Comunicação

[Vídeo:

FOTO: Farol da Bahia

Representatividade foi um dos temas do episódio do podcast Podomblé, produção da FB Comunicação, da última segunda-feira (5). Adriano Azevedo recebeu Vovô do Ilê e Alberto Pitta.

Durante o papo, Vovô do Ilê afirmou que antes dos blocos afros, o conhecimento sobre o continente africano ficava restrito ao que era exibido na televisão, e ressaltou a importância dos blocos afros para a construção de uma nova ótica no continente. 

“Começamos desde 1976 a fazer o carnaval temático[...] Eu costumo dizer que antes dos blocos afros contarem essas histórias, a gente só sabia da África pela televisão, por tanzan. Mas isso começou pela nossa ótica, pelas nossa pesquisas, falando de grandes revoluções, tratando estados brasileiros como nações africanas como: Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, falamos dos negros do Sul.” Afirmou presidente do bloco Ilê Aiyê.

“Nós fazíamos um livro de música, depois Jonatas (ex-diretor do bloco Ilê Aiyê), finado Jonatas, que isso fosse transformado em caderno de educação. Então, as pesquisas e as apostilas que dávamos para os compositores se transformaram em caderno de música, que vem contando a história e com as letras da música”, completou. 

Ainda no episódio, Com Vovô do Ilê e Alberto Pitta falaram  sobre a influência do Candomblé nos Blocos Afros.

Confira mais no vídeo abaixo:

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!