INSS: Cerca de 7 milhões de pessoas ainda não realizaram a prova de vida
A prova precisa ser feita todos os anos para evitar fraudes nos benefícios nas agências bancárias e do INSS

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Dois meses após a retomada da obrigatoriedade da prova de vida, mais de 7,3 milhões de beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ainda não realizaram o procedimento.
De acordo com o órgão, cerca de 28,7 milhões de pessoas de um total de 36 milhões já comprovaram que estão vivas para continuar recebendo a aposentadoria, pensão ou auxílios, desde o ano passado.
A prova de vida precisa ser feita todos os anos para evitar fraudes nos benefícios nas agências bancárias e do INSS. Para a realização, é necessário ir à agência bancária apresentando um documento com foto, comprovante de residência e cartão do banco no qual tem conta. A comprovação também pode ser feita por biometria facial nos aplicativos "Meu INSS" e "Meu gov.br" para quem já tem cadastro.
Os beneficiários com o vencimento em setembro e outubro de 2020, tem até o último dias deste mês para realizar o procedimento. Aqueles com o vencimento em novembro e dezembro do ano passado precisam provar vida até 31 de outubro. Caso não ocorra, o benefício pode ser bloqueado, suspenso e, em última instância, cessado.


