INSS cria método para obter documentos durante pandemia
Projeto-piloto Exigência Expressa permite aos segurados enviarem documentação por sistema semelhante ao drive thru

Foto: Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em São Paulo, criou o projeto-piloto Exigência Expressa para que os segurados possam cumprir as exigências após solicitação de benefícios. Desse modo, a medida permite os segurados enviarem documentação complementar para assegurar benefícios ou serviços do órgão.
Por causa da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, as agências do INSS estão fechadas em todo o país. Agora, com o projeto-piloto os beneficiários poderão entregar cópia da documentação em um sistema semelhante ao drive thru. Esse novo formato atende a necessidade de quem não está conseguindo anexar documentos pelo Meu INSS, no site ou no aplicativo para celulares. De acordo com o governo, a expectativa é expandir a medida para o resto do país.
O projeto-piloto não impede que os beneficiários de São Paulo enviem a documentação diretamente pelo Meu INSS. Essas exigências são emitidas quando a pessoa solicita um benefício ou serviço no INSS, mas durante a análise, é verificada a necessidade de apresentação de documentação adicional para conclusão do processo.