INSS: nova taxa de juros do consignado será decidida nesta quarta (11)

Teto é de 1,91% ao mês e poderá passar para 1,84%

Por Da Redação
Ás

INSS: nova taxa de juros do consignado será decidida nesta quarta (11)

Foto: Agência Brasil/Marcello Casal

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) realiza nesta quarta-feira (11), uma reunião extraordinária que  poderá decidir sobre a nova redução da taxa de juros do crédito consignado para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Atualmente, o teto é de 1,91% ao mês e poderá passar para 1,84%. Se for aprovado, será o terceiro recuo neste ano. 

Em março, houve uma alteração reduzindo o limite do empréstimo com desconto em folha de 2,14% para 1,97% ao mês. Em agosto, essa taxa diminuiu ainda mais, passando de 1,97% para 1,91%. No caso do cartão de crédito, a taxa máxima também foi reduzida, de 2,89% para 2,83%. Essas reduções foram justificadas pelo governo devido à queda na taxa básica de juros, a Selic, que diminuiu um ponto percentual desde agosto, de 13,75% para 12,75%.

O consignado é oferecido a quem tem aposentadoria ou pensão creditada em conta-corrente. Com os pagamentos sendo descontados diretamente de seus contracheques, essa opção de empréstimo é conveniente e possui taxas de juros baixas. Atualmente, cerca de 16.995.121 aposentados e pensionistas possuem empréstimos consignados ativos, o que representa quase metade do total de beneficiários do INSS.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.