INSS: Saiba como fazer a prova de vida

Quem recebe benefícios pelo banco precisa provar que está vivo para manter pagamento

Às

INSS: Saiba como fazer a prova de vida

Foto: Divulgação

Os segurados do INSS que recebem seus benefícios por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético precisam comprovar que estão vivos para continuar a ter os valores pagos. Esse procedimento, que passou a valer em 2012, deve ser feito a cada 12 meses. O objetivo é evitar pagamentos indevidos e fraudes. A prova de vida pode ser feita com a visita de um servidor do INSS em sua casa.

A principal é comparecer ao banco no qual o benefício é recebido com um documento de identificação com foto. Algumas instituições já utilizam a biometria, mas, mesmo assim, é necessário o uso de senha. Por isso, o procedimento é feito dentro da agência. Os bancos onde são realizados esses pagamentos costumam emitir comunicados sobre a necessidade de fazer a prova de vida por meio de mensagens informativas nos caixas eletrônicos e sites.

Para os idosos com 60 ou mais anos é possível agendar o atendimento m uma agência do INSS. O agendamento pode ser feito pela Central de Atendimento 135 ou pelo serviço Meu INSS. Já os segurados com mais de 80 anos e beneficiários com dificuldades de locomoção podem agendar para que um servidor do INSS vá até sua residência ou outro local onde estiverem para fazer o procedimento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.