• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Intervalo para aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 passará para cinco meses

Intervalo para aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 passará para cinco meses

Decisão é do Ministério da Saúde

Por Da Redação
Ás

Intervalo para aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 passará para cinco meses

Foto: Getty Images

O Ministério da Saúde irá reduzir de seis para cinco meses o intervalo para a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Desde o fim de setembro, a pasta indica a aplicação da terceira dose em pessoas acima de 60 anos, além de integrantes de grupos de risco, como pacientes em quimioterapia, com imunodeficiência, pessoas que vivem com HIV/Aids, entre outros casos. 

Com a mudança de orientação, as doses passam a ser aplicadas cinco meses após o término do esquema vacinal básico, ou seja, depois da segunda aplicação das vacinas da Pfizer, Coronavac e AstraZeneca. O intervalo só é mais curto para quem apresenta alto grau de imunossupressão. Nestes casos, a vacina de reforço deve ser aplicada 28 dias após a última dose do esquema básico.

As diretrizes do Ministério da Saúde sobre a campanha de vacinação servem para orientar estados e municípios, mas não há uma obrigação de seguir o governo federal. Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e alguns municípios já anteciparam a mudança e reduziram de seis para cinco meses o intervalo para aplicar a dose de reforço.

No próximo sábado (20), a pasta  promoverá eventos em diversas cidades para buscar quem está com doses em atraso para a Covid. A campanha irá se chamar "megavacinação", segundo integrantes do governo. O Brasil tem 58,9% da população com o 1º ciclo vacinal completo. Cerca de 75,7% da população recebeu ao menos uma dose, segundo o consórcio de imprensa.  
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.