• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Intoxicação com metanol: relembre caso de contaminação de cachaça que matou 11 pessoas na Bahia

Intoxicação com metanol: relembre caso de contaminação de cachaça que matou 11 pessoas na Bahia

Caso aconteceu em 1997, na cidade de Serrinha

Por Da Redação
Às

Atualizado
Intoxicação com metanol: relembre caso de contaminação de cachaça que matou 11 pessoas na Bahia

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Seis mortes já foram confirmadas no Estado de São Paulo por suspeita de contaminação de bebidas alcoólicas com metanol. Na Bahia, em 1997, o mesmo aconteceu, na cidade de Serrinha: 11 pessoas morreram e dezenas de outras passaram mal após ingerirem uma cachaça da marca Pé No Pote, de fabricação caseira.

A Vigilância Sanitária foi chamada e, dias mais tarde, exames em laboratório com garrafas daquela marca comprovaram a presença de metanol na bebida.

Na investigação, mais de 1,3 mil litros da cachaça Pé No Pote foram recolhidos em bares e outros 700 litros no depósito da fábrica clandestina.

Composto químico altamente tóxico, o metanol é usado na fabricação de solventes, plásticos, tintas e outros produtos químicos, além de funcionar como combustível. Os sintomas da intoxicação pelo composto são similares ao da ressaca, o que pode dificultar sua identificação. Além disso, as bebidas podem aparentar estar normais, inclusive no gosto.

O estado de Pernambuco está investigando duas mortes suspeitas de intoxicação por metanol e um terceiro caso de perda de visão, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.