• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Investigadores federais cumprem mandado de buscas no apartamento de Giuliani, advogado de Trump

Investigadores federais cumprem mandado de buscas no apartamento de Giuliani, advogado de Trump

Ação faz parte de investigação para apurar se ex-prefeito de Nova York violou leis de lobby como advogado pessoal do ex-presidente

Por Da Redação
Ás

Investigadores federais cumprem mandado de buscas no apartamento de Giuliani, advogado de Trump

Foto: Getty images

Investigadores federais cumpriram nesta quarta-feira (28), um mandado de busca no apartamento de Rudolph Giuliani, ex-prefeito de Nova York, em Manhattan. A promotoria  investiga se o advogado pessoal do ex-presidente Donald Trump, figura presente na campanha à reeleição do republicano, violou as leis de lobby americanas em seus negócios com a Ucrânia.

Para obter um mandado do tipo, os investigadores precisam convencer um juiz de que têm motivos suficientes para acreditar que as buscas revelariam evidências do crime.

Durante o governo de Trump, representantes políticos do Departamento de Justiça tentaram várias vezes bloquear as buscas, de acordo com o New York Times, atrasando a investigação. Depois que Merrick Garland foi confirmado como procurador-geral do atual presidente Joe Biden, o Departamento de Justiça conseguiu avançar no caso.

Na ação, foram apreendidos dispositivos eletrônicos de Giuliani, apontado como um dos responsáveis por conduzir uma “diplomacia das sombras” com os ucranianos. Eles investigam os esforços do advogado de Trump para que o governo ucraniano investigasse o então ex-vice-presidente Joe Biden, à época um dos principais pré-candidatos democratas, e seu filho Hunter Biden.

Hunter esteve no conselho da companhia de gás ucraniana Burisma, e Giuliani alegava que Biden utilizou o cargo quando era vice de Barack Obama para obrigar que destituíssem um promotor ucraniano que se dispunha a investigar o chefe da Burisma.

Dois estrangeiros, Lev Parnas e Igor Fruman, e a ex-embaixadora dos EUA para a Ucrânia Marie L. Yovanovitch, também estão sendo investigados. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.