Investimento em digitalização pode gerar valor e fortalecer empresas, aponta estudo
Aos detalhes...

Empresas com investimentos consistentes na digitalização têm obtido resultados positivos mesmo em períodos de ruptura, conforme aponta a pesquisa, 2020 Global digital IQ (Pesquisa de QI digital Global), da PwC.O estudo analisou 2380 executivos de todo o mundo e revelou que os resultados vão além do lucro financeiro para também, áreas de inovação, experiência do cliente e mais.
Com um diferencial de cerca de 33% a mais de investimento em tecnologia que as demais companhias, essas organizações acreditam que as inversões digitais são formas de expandir negócios e desenvolver maneiras de trabalhar que auxiliam um funcionamento mais prático, gastando o tempo hábil em outras demandas. Segundo dados trazidos pela Global Digital QI, a digitalização ampliou em 84% o tempo dessas empresas gasto com inovação, gerando um crescimento da margem de lucro 17% maior em três anos.
84% também é o número de empresas que fornecem ferramentas e uma liderança que corrobore com a mesma ideia de que o digital não é um esforço especial, mas uma estratégia corporativa, não apenas encorajando, mas exigindo um trabalho colaborativo e multifuncional por parte da equipe.
Outro diferencial é a linha de pensamento dessas empresas no momento de contratação. Apesar de gastarem mais para atrair e manter melhores talentos, e no aprimoramento de habilidades de seus colaboradores, as corporações veem como retorno funcionários mais inovadores e ativos, 92% consideram, inclusive, que podem captar e agir de acordo com as ideias de todos os níveis da equipe.
Quanto a situações de crise, 98% dessas empresas dizem não temer mais a extinção, pelo contrário, 67% passaram por grandes momentos de transformação (situações de fusão, aquisição, mudança de modelo de negócio ou de liderança), e afirmam ter emergido fortalecidos. Apesar de 52% relatarem precisar fazer cortes por causa da crise gerada pela pandemia, apenas 9% pretende fazer cortes na área tecnológica, pois acreditam que seus benefícios as ajudam a se manterem essenciais (dado da pesquisa CFO Pulsey, também da PwC)
Sobre a pesquisa
Estudando por duas décadas as transformações digitais de diversas empresas, para a versão de 2020 da Global Digital QI, a PwC fez um recorte com 2380 executivos financeiros que faziam constantes investimentos nas áreas digitais e em novas formas de trabalhar. Apelidados pelo estudo de “Transcenders” (transformadores), esses profissionais têm obtido resultados relevantes e suas práticas podem ser estudadas pelo link: https://www.pwc.com/us/en/library/digital-iq.html
?