/

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Investir é a principal meta de 2022 para brasileiros, aponta pesquisa

Notícias
Economia

Investir é a principal meta de 2022 para brasileiros, aponta pesquisa

Colocar as contas em dia também está entre os objetivos do ano novo

Por Da Redação, Ane Catarine Lima
Investir é a principal meta de 2022 para brasileiros, aponta pesquisa
Foto: Getty Images

Comumente, os brasileiros iniciam o ano com uma lista de metas a serem cumpridas ao decorrer dos meses. Dados de uma pesquisa feita pela Onze, fintech de saúde financeira e previdência privada, apontam que investir é o principal objetivo financeiro de 2022 para 49% dos brasileiros. Além disso, 45% dos entrevistados pretendem pagar dívidas e 26% comprar um carro ou moto. No total, 3.728 pessoas participaram do levantamento.  

"Quando questionados sobre como pretendem alcançar seus objetivos financeiros este ano, os entrevistados apontaram como solução poupar mais mensalmente (48%), criar formas extras de renda (44%) e buscar empréstimos/financiamentos (4%)", disse Antonio Rocha, CEO da Onze.

De acordo com a pesquisa, outras metas traçadas pelos brasileiros para este ano foram praticar exercícios regularmente (52%), manter uma alimentação saudável (42%), viajar (42%), crescer na carreira (41%) e emagrecer (36%). Além disso, as expectativas para o ano são boas: 85% dos entrevistados acreditam que 2022 será melhor que 2021. A estudante Maria Alice, de 21 anos, disse ao Farol da Bahia que reserva um dia em dezembro para fazer a lista de metas para o ano novo. Para 2022, ela revela que pretende juntar dinheiro para viajar. “Quero parar de gastar com besteiras e juntar dinheiro para conhecer outros lugares. Moro em Salvador e quero conhecer, primeiramente, o Rio de Janeiro”, disse.

A pesquisa também procurou entender se as metas propostas no ano passado foram concretizadas. Em 2021, os principais objetivos traçados foram: praticar exercícios físicos regularmente (44%), manter uma alimentação saudável (33%), passar mais tempo com a família (32%), crescer na carreira (31%) e emagrecer (31%). A maioria dos entrevistados, no entanto, deixou muita meta apenas no papel.

Entre os entrevistados, 67% afirmam que não conseguiram cumprir com os objetivos traçados. Nesse sentido, as metas mais indicadas como não alcançadas foram emagrecimento (59%), aprender um novo idioma (48%), praticar exercícios regularmente (46%), viajar (42%) e manter uma alimentação saudável (41%). "Aqui, as principais razões elencadas para não conseguir alcançar as metas foram problemas financeiros (40%), falta de dedicação (22%) e falta de planejamento (18%), o que é super compreensível, levando em conta que foi um ano conturbado por conta da pandemia e seus reflexos", afirma Antonio.

De acordo com o especialista, para que planejamento e prática andem juntos é necessário traçar metas tangíveis, ou seja, aquelas que são possíveis de serem cumpridas. “De nada adianta colocar como meta juntar R$ 1 milhão em 1 ano ou cortar totalmente os carboidratos, se esta é uma realidade muito distante da sua. Em vez disso, prefira começar com pequenos desafios que não te façam desanimar ao longo do ano”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102