Irmãos de Dias Toffoli foram sócios de Ratinho em empreendimento turístico no Paraná
Participação societária envolveu resort da rede Tayayá e ocorreu entre 2021 e 2025

Foto: Divulgação
Dois irmãos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antônio Dias Toffoli, mantiveram participação societária em um empreendimento turístico no Paraná ao lado do apresentador de televisão Ratinho. A informação foi divulgada em reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo.
De acordo com a publicação, José Eugênio Dias Toffoli e José Carlos Dias Toffoli detiveram, por meio da empresa Maridt S/A, 18% do resort Tayayá Porto Rico, localizado na divisa entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. O empreendimento, ainda em fase de construção, prevê a instalação de 240 apartamentos e 300 casas. A participação dos irmãos no negócio teria ocorrido entre 2021 e 2025, com a venda da fatia em fevereiro do ano passado.
O Grupo Massa, pertencente ao apresentador Ratinho, confirmou que teve participação no projeto de forma “minoritária e temporária”, entre fevereiro de 2021 e maio de 2024. Segundo a empresa, o investimento foi realizado “integralizada majoritariamente por meio de permuta de veiculação de mídia nas emissoras do Grupo Massa na região”. O grupo informou que deixou o empreendimento por decisão “estratégica” e afirmou não manter “qualquer relação” com a Terras Paraná Empreendimentos S.A., responsável pela obra. A empresa também declarou que adotará medidas judiciais contra o que classificou como “fake news propagadas na internet”.
Ainda conforme o Estadão, a Maridt S/A também integrou a sociedade de outro resort da rede Tayayá, localizado em Ribeirão Claro, no Paraná, posteriormente vendido ao empresário Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. A instituição financeira entrou em processo de liquidação em novembro, após o Banco Central apontar “graves problemas”, e atualmente é alvo de ação judicial no STF sob relatoria do ministro Dias Toffoli.
Além das informações divulgadas pelo jornal, circula nas redes sociais um vídeo publicado por um perfil identificado como “anonymous”, no qual o apresentador Ratinho aparece promovendo o empreendimento. Na gravação, ele afirma: “Se você não conhece Porto Rico, no Paraná, procure conhecer Porto Rico, Porto São josé. Aqui nós estamos fazendo um resort chamado Tayayá(…)”.


