• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Itamaraty divulga alerta para riscos de brasileiros que se alistam em exércitos estrangeiros

Itamaraty divulga alerta para riscos de brasileiros que se alistam em exércitos estrangeiros

Ministério das Relações Exteriores tem registrado aumento no número de brasileiros mortos em conflitos internacionais

Por Da Redação
Às

Itamaraty divulga alerta para riscos de brasileiros que se alistam em exércitos estrangeiros

Foto: Reprodução/Ministério de Relações Exteriores

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) emitiu, na quinta-feira (12), um alerta oficial sobre os riscos de brasileiros se alistarem voluntariamente em forças armadas estrangeiras, especialmente em contextos de conflito internacional.

No comunicado, o Itamaraty esclarece pontos sobre a limitação da atuação do governo brasileiro em auxiliar cidadãos que tenham assinado contrato com forças armadass estrangeiras, ao afirmar que a assistência consular do Brasil torna-se severamente limitada, pois o cidadão passa a estar sob a jurisdição e obrigações militares de outro país.

Além disso é destacado que o Estado Brasileiro não tem a obrigação de pagar passagens de volta ou custear o regresso de cidadãos que decidiram participar em conflitos armados por conta própria.

O comunicado pontua que brasileiros que cometam atos ilícitos no estrangeiro podem ser processados no Brasil com base no Artigo 7º do Código Penal, que prevê a aplicação da lei brasileira a crimes que o país se obrigou a prevenir por tratados internacionais.

Apesar do auxílio limitado, o Itamaraty destaca que brasileiros em zonas de conflito armado que precisem de assistência consular podem entrar em contato com as Embaixadas do Brasil nos paises que se encontrem, ou com o plantão da Divisão de Comunidades Brasileiras e Assistência Consular do Itamaraty, através do número +55-61-98260-0610), em Brasília.

LEIA TAMBÉM:
Vídeo: "me arrependo muito de ter chamado as pessoas", diz soldado baiano que recrutava conterrâneos para atuar em conflitos entre Ucrânia e Rússia

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.